segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre bullying...


O que é bullying?
Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas cuja intenção é ferir outros. Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como: violênciae ataques físicos, gozações verbais, apelidos, insultos, ameaças, intimidades, estorção ou roubo de dinheiro e pertences, exclusão do grupo de colegas.

Sinais das vítimas, o que caracteriza bullying?
Violência sistemática, rotineira e sem motivo aparente ocorrida dentro das escolas, o bullying pode causar dor e angústia naqueles que são vítimas dele. Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor e barriga e pede pra faltar, em casa não desgruda da internet. Sempre que notar alterações no humor da criança, abatimento físico e psicológico, sem paciência para nada, mais alheado da família do que de costume, mais introspectivo, com piores resultados na escola, com queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, fadiga) irritabilidade extrema, inércia, tudo isso são sintomas do bullying.

O que leva a criança a praticar o bullying?
Os autores de bullying são indivíduos que tem pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferece, como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admita-se que os que praticam o bullying tem grande probabilidade de se tornarem adultos com o comportamentos antisocias e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes deliquentes ou criminosas.

Como deve proceder uma vítima do bullying?
A vítima de bullying deve ser apoiada por um psicólogo porque apresentará, comtoda a certeza, um sofrimento psíquico importante. Evitar a companhua de quem pratica o bullying ou dos chamados "carrascos", jamais falar com o agressor sozinho, não manter a agressão em segredo, não se deixar intimidae , relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis. Ir na escola pedir a colaboração de todos para acabar com o bullying, e as vezes dar até processo.

O que é cyberbullying?
É uma prática que envolve o uso de tecnologia de informação e comunicação para dar apoio acomportamentos deliberados, repetidos e hostes praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário