segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre bullying...


O que é bullying?
Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas cuja intenção é ferir outros. Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como: violênciae ataques físicos, gozações verbais, apelidos, insultos, ameaças, intimidades, estorção ou roubo de dinheiro e pertences, exclusão do grupo de colegas.

Sinais das vítimas, o que caracteriza bullying?
Violência sistemática, rotineira e sem motivo aparente ocorrida dentro das escolas, o bullying pode causar dor e angústia naqueles que são vítimas dele. Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor e barriga e pede pra faltar, em casa não desgruda da internet. Sempre que notar alterações no humor da criança, abatimento físico e psicológico, sem paciência para nada, mais alheado da família do que de costume, mais introspectivo, com piores resultados na escola, com queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, fadiga) irritabilidade extrema, inércia, tudo isso são sintomas do bullying.

O que leva a criança a praticar o bullying?
Os autores de bullying são indivíduos que tem pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferece, como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admita-se que os que praticam o bullying tem grande probabilidade de se tornarem adultos com o comportamentos antisocias e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes deliquentes ou criminosas.

Como deve proceder uma vítima do bullying?
A vítima de bullying deve ser apoiada por um psicólogo porque apresentará, comtoda a certeza, um sofrimento psíquico importante. Evitar a companhua de quem pratica o bullying ou dos chamados "carrascos", jamais falar com o agressor sozinho, não manter a agressão em segredo, não se deixar intimidae , relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis. Ir na escola pedir a colaboração de todos para acabar com o bullying, e as vezes dar até processo.

O que é cyberbullying?
É uma prática que envolve o uso de tecnologia de informação e comunicação para dar apoio acomportamentos deliberados, repetidos e hostes praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outros.

1. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
a) O sujeito está indeterminado.
b) Não se atribui o fato a nenhum ser.
c) O sujeito está simplesmente oculto.
d) O fato é atribuído a um ser determinado.
R= b

2. A oração sem sujeito possui apenas:
a) Objeto direto.
b) Objeto indireto.
c) Predicado.
d) Sujeito oculto.
R=c

3. "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito indeterminado.
d) Sujeito oculto.
R=b

4. "Será muito cedo?" "Como está calor!" Quais são os sujeitos destas orações?
a) Orações sem sujeito.
b) cedo / calor.
c) muito / como.
d) nenhuma das anteriores.
R=a

5. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
a) Sujeito indeterminado
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito
d) Sujeito oculto.
R=b

6. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito simples.
c) Sujeito indeterminado.
d) Oração sem sujeito.
R=d

7. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Seriam quatro horas da tarde."
a) Oração sem sujeito.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.
R=a

8. "Aqui não me cheira bem". Neste exemplo temos uma oração sem sujeito, pois:
a) Não há sujeito simples.
b) Não há um sujeito possível, agente da ação.
c) Não há um sujeito composto.
d) Nenhuma das anteriores.
R=b

9. "Já deve passar de dois anos." Qual é o tipo de sujeito?
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito
R=d

10. "Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Nunca ninguém / composto.
b) Ninguém / simples.
c) Ninguém /indeterminado.
d) Nunca / simples.
R=b

11. "Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?
a) Sujeito indeterminado.
b) Sujeito oculto.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.
R=b

12. "Corriam por aqueles dias boatos da revolução." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) Sujeito simples.
b) Sujeito oculto.
c) Oração sem sujeito.
d) Sujeito indeterminado.
R=d

13. "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
a) Sujeito indeterminado.
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.
R=d

14. Justifique por que o sujeito desta oração é oculto: "Não chores, meu filho."
a) Não é possível identificar o sujeito.
b) O sujeito é o próprio verbo.
c) O praticante da ação é "tu", mas não aparece grafado.
d) O sujeito está indeterminado.
R=c